segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Nada além de peças espalhadas num tabuleiro.

Não sei quantos de vocês já viram ou jogaram o jogo Taipei do Windows 98. Bom, no Windows 7 esse jogo se chama Mahjong Titans e eu sempre fui louca por esse jogo, desde criança quando via meu pai jogando. A regra do jogo é combinar as peças idênticas até não restar peça nenhuma no tabuleiro. Acontece que às vezes não existem combinações possíveis e ai você perde. A sua única saída é apertar Alt+f4 pra fechar ou f2 pra começar de novo. E hoje, eu joguei pela primeira vez esse jogo no W7 e ele é muito mais difícil do que o Taipei do W98. Geralmente eu demoro uns 90 segundos pra terminar o taipei, se não acontecer de não ter combinações. E no Mahjong eu demorei 562 segundos e falhei pois não tinha mais combinações possíveis.
A minha pergunta é: O que acontece com as peças que não conseguem atingir seus respectivos pares? Será que isso não é um pouco injusto, algumas peças terem um 'final feliz' e outras serem forçadas a se sujeitar ao 'final infeliz'?
Algumas vezes aparecem mais de um par para a mesma peça e o jogo fica ímpar, dependendo do caso. Como isso pode ser possível? Como deveríamos saber qual é o melhor par praquela peça se não experimentarmos os outros? E se pudéssemos experimentar todos, será que ainda assim escolheríamos o melhor par?
São perguntas estranhas e muitas delas não tem resposta, pelo menos eu não achei uma resposta válida pra elas. A única resposta que eu achei depois de muito tempo pensando foi: - talvez dependa de quem está no comando.
Que resposta incerta pra tanto tempo de reflexão!
Talvez, um dia, você encontre seu par e se sujeite a clicar em 'desfazer' para experimentar como seria com o outro par que de repente apareceu no jogo e se tudo der errado no fim, não há mais ninguém que você possa culpar por isso a não ser você mesmo.
Talvez você teve o seu par e abriu mão dele pra tentar achar você mesma e nesse tempo de auto-busca, aquele seu par achou outra peça. E agora? Você se achou mais não achou ele. Talvez aquela outra peça seja o par ideal pra ele ou, talvez, ele só esteja experimentando as outras peças.
Talvez você seja o par esquecido das outras duas situações acima e esteja esperando que seu par volte das aventuras em que entrou ou talvez você tenha se arriscado com outro par.
É assim que a vida segue. Somos as peças distribuídas em um tabuleiro esperando pelo nosso par e, em alguns casos, seremos as peças desacompanhadas esperando pelo "game over".
Isso é um motivo para desespero? De jeito nenhum, a não ser que você queira. Afinal, às vezes o jogo acaba com você ganhando.


@annaprmaia

2 comentários: