quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

É culpa sua... ounão.

Todo mundo se pergunta porque algumas coisas acontecem ou porque algumas pessoas simplismente não são mais as mesmas com você e isso sempre foi algo que me deixou absurdamente encafifada. Será que todo mundo está contra você ou é você que está contra o mundo? São as pessoas que estão com problemas ou é você que não sabe ser normal?
É muito fácil culpar os outros por uma coisa que é só culpa sua. É aconchegante dizer que você é uma vítima quando na verdade é o seu jeito que anda incomodando as pessoas. Chega ser até pomposo você fazer tudo pra alguém se sair culpado numa história em que o protagonista e inventor do drama é só você.
A verdade é que a gente nunca quando tudo isso vai acontecer e nem com quem, porque eu acho que se a gente soubesse, nós evitaríamos - ounão.
Ultimamente tem acontecido muita coisa comigo e na maioria das vezes eu culpo alguém por isso. Ou são meus pais com sua educação falha que me obrigou a amadurecer cedo, ou são meus amigos que um dia me deixaram, ou é alguma mágoa do passado, ou é o imprevisto de não ter dinheiro... É sempre alguém e/ou algo e nunca sou eu. O cúmulo do egocentrismo, não?!
Pare e pense em uma coisa se você está se identificando com o post: "Outras pessoas raramente são culpadas pelo o que acontece com você."
Quando eu pensei nisso, tudo tomou um significado diferente, sabe?! Não estou dizendo que TUDO o que acontece com você é culpa sua, porque talvez não seja. Estou dizendo que é sempre bom balancear seus atos e refletir neles.
Se hoje você se arrepende por alguma coisa que está acontecendo, pense no que você fez no passado para desencadear nisso e tente mudar, se possível. Se você se arrepende e, depois de refletir, sabe que a culpa não é sua, converse com a pessoa e tente mudar, se possível.
O meu conselho é simples: Tome partido, tome as dores e tome a culpa das coisas que você faz. Pense antes de fazer e/ou falar pois são raras as coisas que se podem mudar no mundo.

"Um homem inteligente aprende com seus próprios erros mas um homem sábio aprende com os erros dos outros" e eu espero que vocês sejam sábios e aprendam com os meus erros. É isso.

@annaprmaia

Um comentário:

  1. "É sempre mais fácil achar que a culpa é do outro evita o aperto de mão de um possível aliado convence as paredes do quarto e dorme tranquilo sabendo no fundo do peito que não era nada daquilo..."

    Raul Seixas - Por quem os sinos dobram.

    try to listen that song someday.

    ResponderExcluir