segunda-feira, 30 de agosto de 2010

We were the kings and queens, but what are we now?

Eu tava conversando com a Raquel (do cursinho) hoje sobre um monte de coisa. No decorrer da conversa, nós falamos sobre a Ditadura Militar e falamos em como a Ditadura deu uma sede de mudança nas pessoas que viveram ela; deu um desconforto para os músicos e jornalistas que lutavam contra tudo isso. Mas ai a gente pensou e chegamos as seguintes perguntas: "onde está essa sede? onde estão essas pessoas? se acomodaram com a suposta liberdade que está acabando com todos e não querem mais lutar contra isso?"
Cheguei a comentar sobre o Gilberto Gil. Para os leigos, ele era um músico desses doidões na ditadura, apanhou pra caramba mas só descançou quando tudo acabou. Hoje em dia, ele é um dos melhores músicos da MPB mas ele se esqueceu dessa época de luta. Digo isso pelo fato de ele ser um "companheiro" do nosso ilustríssimo Sr. Presidente Lula, esse que se diz fã de Fidel Castro que por sua vez é um ditador. O que me levou a pensar que, indiretamente o exemplo de lutador que Gil era virou só mais um que apoia a opressão.
Nisso, eu tava pensando em algum plano pra começar meus sonhos antes mesmo de conseguir chegar no começo deles. É, é confuso, eu sei... mas eu sou assim. E agora pouco estava tocando uma música que diz que nós éramos os reis e rainhas da promessa e que nós roubamos nossas novas vidas em defesa dos nossos sonhos. E isso é complicado.
Nossos sonhos, em grande maioria puro egoísmo e individualismo, não se encaixa na era pós-ditadura em que nós vivemos. Eu tenho pra mim que nossos pais e avós viram na gente uma nova geração; uma geração melhor do que eles e que não deixaria o mundo se perder e, ao contrário disso, nós deixamos a luta pra trás pra podermos nos satisfazer com coisas desnecessárias. Nós nos acomodamos em nossas vidas fúteis e não queremos abrir mão disso por nada. Estamos sempre jogando as coisas importante pra depois pqe antes nós temos que sair e se divertir.
Nisso, eu me lembrei de uma conversa com meu namorado quando ele citou uma frase do filme que eu não me lembro: "A humanidade só muda pela catástrofe".
Pense nessa frase e se pergunte se é isso que você quer pra sua vida. É mesmo melhor deixar tudo ser consumido pelo comodismo ou é melhor se tocar de que algo está errado e se levantar e tentar achar uma solução?

@annaprmaia

Ah, pra quem quiser ouvir, essas são as músicas que inspiraram meus pensamentos hoje:

We weren't born to follow - Bon Jovi
Kings and queens - 30 seconds to mars

Gostou, odiou, quer elogiar ou quer xingar? Comentários estão ai :)

2 comentários:

  1. Os lutadores, aqueles que gritavam a liberdade de espressão e tudo mais, hoje estão no poder, Lula, Dilma, Serra, Gilberto Gil.. É estranho pensar como alguem que tanto lutou naquela época, que tinha um pensamento tão voltado ao coletivo, hoje pode se corromper por dinheiro e poder, e conseguem apenas olhar para o bolso. Então de que adiantou toda a luta? A resposta é simples, adiantou para fazer campanha politica, atrair votos.. Muito belo ver as fotos em preto e branco do Lula num palanque gritando contra os militares.
    E porque os jovens de hoje não tem tanto entusiasmo para mudar quanto os de antigamente? Vem do berço, quem lutou e defendeu a liberdade com unhas e dentes naquela época, olha hoje a nação e ve que de nada adiantou, suas prisões, exilios e torturas, de nada adiantou pois os "cabeças" dos movimentos hoje fazem igual aos ditadores. Como um dos "cabeças" admirando um ditador... Então logo pensam, não quero meu filho passando pelo mesmo que eu passei, se de qualquer maneira não vai mudar, e simplesmente não mudará mesmo. Não é questão mais de comodismo, mas quando o primeiro canalha pegou um pedaço de cerca, dividiu a terra e disse "isso é MEU", as coisas ja se perderam, capitalismo sustentavel é apenas uma contradição em duas palavras... Por isso abandonei o ideal anarquista, pois sei que não vai mudar. Ou me enquadro na situação e vivo minha vida, ou fico gritando e chutando lixeiras enquanto passo fome.. As pessoas não se conformaram, apenas estão cansadas.
    "Dificil não é lutar por aquilo que se quer, e sim desistir daquilo que se mais ama.
    Eu desisti. Mas não pense que foi por não ter coragem de lutar, e sim por não ter mais condições de sofrer"

    -Bob Marley

    ResponderExcluir
  2. OIEE MTO BOM SE CANTO GOSTEI MSM
    SE PUDER ME SEGUE?
    http://kamilly-kazinha.blogspot.com/
    BJSS♥

    ResponderExcluir